Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de abril de 2011

PARA ONDE CAMINHAMOS ...



Nos primórdios da sua presença no Brasil, o Leonismo alcançou crescimento vertiginoso e dias de imensa glória. Clubes eram fundados em ritmo acentuado e o entusiasmo uma constante nas atividades leonísticas.
Infelizmente, nos últimos tempos nós Leões temos respirado ares dificeis, cujo principal fator é, a meu ver, a má ou insuficiente preparação para a fundação de novos clubes, e de Leões sem doutrinação, não motivados para a nobre causa do servir. No reverso da moeda, temos a considerar, no entanto, a potencialidade do movimento leonístico, Múltiplos são os instrumentos com que o Lions Internacional nos aprovisiona para sustentar a grandeza do movimento. Em seus alicerces, dois são importantíssimos: o Código de Ética do Leão e os Objetivos dos Lions Clubes. Seguir seus ensinamentos já é meio caminho andado. Outro instrumento preponderante é a nossa divisa NÓS SERVIMOS, através da qual contribuímos para a transformação da comunidade, elevando nosso estandarte ao mais elevado topo. Temos ainda, a imensa gama de programas de Lions Internacional que coloca em nossas mãos oportunidades para trabalhar e elevar o nosso conceito junto à comunidade. Ressalte-se, ainda, o companheirismo, pois é a união dele emanada que atua como força propulsora para atingir as metas a que se propõem os Lions Clubes. Ele é o sustentáculo que mantém acesa a chama do Leonismo.
Voltamos, então, ao assunto desta Instrução Leonística: Para onde caminhamos.
A conclusão é palpável: o nosso futuro só depende de nós mesmos. Temos de cumprir agora o nosso dever, pois o futuro é instantâneo. É fazer valer a nossa determinação, coragem e autoconfiança e, sobretudo amor ao Leonismo para obtermos o seu crescimento.
Alertava-nos o Presidente Internacional Jimmy Ross: "Nossa aposta no Amanhã, para a importância do engajamento do jovem, como forma de renovar nossas fileiras no caminho para o futuro, pois o jovem de hoje representa o mundo de amanhã",. Devemos juntarmo-nos aos jovens para ajudá-los a reconhecer a necessidade do serviço comunitário e da comunicação com o próximo para garantir um amanhã mais seguro, saudável e pacífico.
Em Instrução Leonística anterior, dissemos, e agora repetimos por julgarmos oportuno, que para crescer e assegurar um futuro promissor é preciso mudar, pois como já foi dito por alguém. Não é triste mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar.
Mas aí surge a indagação óbvia: Censurar é fácil, mas as soluções não foram apontadas. É evidente que em uma Instrução Leonística de tempo limitado não nos será possível apresentar medidas para otimizar o Lions. Isso é uma tarefa que demanda tempo e o engajamento de todos os Leões.
Por isso, finalizamos dizendo: O entusiasmo e o compromisso com o Lions e com o nosso Clube já serão, sem dúvida, um bom começo.

* PDG José Aristóteles Falcão
Governador do Distrito LA-3
Ano Leonístico 1996/1997
E-mail: cljosefalcao@globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário