Total de visualizações de página

domingo, 1 de maio de 2011

UM POUCO DA HISTÓRIA

Aniversário de Fundação 14 de Fevereiro de 1967
44 Anos - Um Pouco da História
Fonte:

Foto: Divulgação
Representando o Brasil na comemoração do Retina Service do Eye Hospitlal de Philadelphia, o Prof. Dr. Guilherme Ortolan Júnior também representou o Lions Clube de Sertãozinho que fundou o primeiro Banco de Olhos do interior. Na foto vemos o fundador do Banco de Olhos (gestão CL Gilberto Bellini) Dr. Peter Laibson, sua esposa Sra. Ruth e nosso conterrâneo Dr. Guilherme Ortolan Júnior em traje de gala na festa dos 50 anos do Serviço de Retina e Córnea do Wills Eyes Hospital
O Lions Clube de Sertãozinho foi fundado há 44 anos pelo entusiasmado e dinâmico Lions Clube de Cravinhos, nosso clube padrinho, com o qual muito aprendemos. Em sua histórica trajetória, ligava-se aquele clube ao nosso que nascia, por laços de amizade e parentesco com alguns dos leões fundadores, oriundos de famílias de Cravinhos que faziam parte da sociedade de Sertãozinho.
Nossos padrinhos físicos, o saudoso CL Júlio Damião era pai do querido CL Luis Gonzaga Damião e o CL Pedro Fracon, irmão da querida Dom Celeste Fracon Damião. (Damião, Celeste e Bellini são naturais de Cravinhos). Cl Damião e Dom Celeste, sempre grandes Companheiros, dedicaram-se por muitos anos ao serviço desinteressado em nossa comunidade, participando conosco de todas as atividades de serviço. Há alguns anos mudaram-se para São José dos Campos, estiveram na presidência do Clube na Gestão 1971 – 1972. CL Bellini continua militando até hoje. Dedicado e responsável Companheiro foi presidente com a Dom Cida no ano 1977-1978 e Governador no então Distrito L17, hoje Distrito LC6, no ano de 1983-1984. Mais tarde foi Companheiro da Presidente CaL Cida no AL 2002-2003. Está ainda atuante no clube, bem como os também Companheiros fundadores Antonio Silvio Maia-Cal Ligia Gomes Maia e Pedro Pinoti-DM Jessiê Feloni Pinoti.

Um pouco da história ll

O Lions Clube de Sertãozinho sente orgulho de ostentar uma folha de serviços à comunidade que podemos dizer ultrapassa as fronteiras de Sertãozinho, uma vez que, nesses 44 anos, inúmeros companheiros ocuparam cargos no Distrito e no Múltiplo e de nosso Clube, inclusive, saíram 3 Governadores, que em suas respectivas gestões eram responsáveis por mais de 68 clubes em mais de 60 cidades: CL Gov Romeu Bonini - Dom Albina, CL Gov Bellini - CaL Cida, CL Gov. Manoel da Rocha Freitas - CaL Célia.
Ousadia e pioneirismo
Além de se preocupar com o civismo, promovendo ações dirigidas à formação de cidadania, amor à Pátria e respeito ao Meio ambiente, o Lions Sertãozinho tem como escopo principal a preservação da visão. Assim, ao longo desses anos organizou campanhas alertando para o diabetes, campanhas de doação de óculos, prevenção nas escolas, programas de captação de córneas um banco de olhos. Estando o Cl Bellini na presidência do Clube 1977-1978 trouxe dos Estados Unidos dois professores do Wills Eyes Hospital de Filadélfia, seu cunhado, o sertanezino Professor Doutor Guilherme Ortolan Júnior que convidou o americano MD Peter Laibson para a importante fundação. Nosso Banco de Olhos atuou durante vários anos e mais tarde foi, por força de mudança na legislação, absorvido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (o mesmo aconteceu com o Banco de Olhos fundado pelo LC Ribeirão Preto Centro)
Texto da CaL Maria Aparecida Ortolan Bellini

Nenhum comentário:

Postar um comentário